Super Size me é um documentário americano, escrito, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineastra independente dos Estados Unidos da América.
No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald´s. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.
Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald´s três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5000 kcal por dia durante o experimento.
O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos, que o diretor do serviço público de saúde dos estados Unidos tinha declarado como epidemia, e a correspondente demanda judicial contra o McDonald´s em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram obesas como resultado de comer alimentos McDonald´s.
O filme foca o McDonald´s como um dos representantes da indústria alimentar americana que criou tamanhos exagerads de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais ou maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário