segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A adoção do horário de verão


(...) O primeiro país a adotar o horário de verão acabou sendo a Alemanha, em 1916, seguido pela Inglaterra. Era a Primeira Guerra Mundial. A economia de energia foi considerada um importante esforço de guerra, diminuindo o consumo de carvão, principal fonte de energia da época. A medida foi seguida por outros países europeus.
Os Estados Unidos adotaram em 1918 junto com seu sistema de fusos horários. (...) Foi difícil, mas os americanos acabaram se acostumando. Hoje eles sabem das datas de começo e término com anos de antecedência.
Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. E muito embora o nome faça referencia a uma estação do ano as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.
Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se nitidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz a diferença. (...)
No Brasil, o Horário de Verão foi adotado pela primeira vez em 1931, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi adotado.
Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente, até que em 2003 atingiu a atual conformação. (...)

Fonte: Decifrando a Natureza - EF. Editora Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário