segunda-feira, 13 de agosto de 2012


O SISTEMA SOLAR


Nosso sistema solar está composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e anéis, pelos asteróides e pelos cometas. O membro dominante do sistema é de longe o Sol. Todos os planetas giram em torno do Sol aproximadamente no mesmo plano e no mesmo sentido, e quase todos os planetas giram em torno de seu próprio eixo no mesmo sentido da translação em torno do Sol. 

Na imagem do Sistema Solar temos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Falta algo nessa lista? Pois saiba que a União Astronômica Internacional decidiu em agosto de 2006 quePlutão não é mais um planeta, e, sim, um planeta anão. A partir de agora, para ser um planeta, é necessário ter uma forma aproximadamente redonda, girar em torno de uma estrela e ser o astro dominante em sua órbita, ou seja, influenciar na trajetória dos corpos celestes próximos a ele, desviando asteróides, por exemplo. 

Plutão não atende a esse último requisito, por ter uma órbita muito próxima à de Netuno, que é muito maior que ele. Assim sendo, é Netuno quem acaba influenciando a trajetória dos corpos celestes mais próximos, fazendo com que Plutão não possa ser considerado um planeta, mas um planeta anão. 


Aliás, além de ser bastante menor do que os planetas tradicionais (o “nome oficial” dos oito que restaram), Plutão tem um movimento diferente dos demais. O movimento dele em torno do Sol (chamado órbita) é inclinado em relação ao dos outros planetas. Além disso, enquanto as órbitas desses corpos celestes são quase circulares, Plutão tem uma órbita mais “achatada”. Por isso, os astrônomos acreditam que Plutão não se formou na região do Sistema Solar onde ele se encontra atualmente. 

PLANETAS ANÕES

Planetas anões, assim como os planetas, giram em torno do Sol e  sua gravidade é suficiente para lhes dar forma esférica. Mas, contrariamente aos planetas, cuja massa é dominante na sua órbita, a soma das massas  dos vizinhos de órbita de um planeta anão é comparável à massa do mesmo. Essa é a diferença essencial que  distingue as duas categorias.  
Há hoje  5 planetas anões. Ceres, situado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter,  o cinturão Principal, e os "plutóides"Plutão, Haumea, Makemake e Eris, situados no cinturão de asteróides além de Netuno, o cinturão de Kuiper. 



Os planetas são divididos em rochosos e gasosos:

Planetas rochosos( também chamados de telúricos) são compostos de rochas e metal e tem densidades relativamente altas, rotação mais lenta, superfícies sólidas,não possuem muitos satélites e não apresentam um sistema de anéis. Os planetas rochosos são Mércúrio, Vênus, Terra e Marte.


Planetas gasosos são compostos basicamente de hidrogênio e hélio e tem densidades baixas, rotação rápida, atmosferas profundas,núcleo rochoso, sistema de anéis e muitos satélites. Os planetas gasosos são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário